O governador do estado Cid Ferreira Gomes, esteve hoje em Granja fazendo uma audiência pública na Quadra Polivalente Radamés Lattari, na reunião ele anunciou a liberação emergencial de mais 300 mil reais, dinheiro que deve ser utilizado para arca com prejuízos que foram deixados pelas enchentes que aconteceram no município na ultima semana, Cid já tinha liberado na semana anterior as enchentes 200 mil reais e com esse valor liberado hoje totaliza uma quantia de 500 mil reais.
Aproveitando solenidade o governador assinou uma ordem de serviço para a reativação e ampliação da escola agrícola de Granja, segundo Cid Gomes a escola recebera pessoas de toda a região norte do estado e terá a capacidade de abrigar pessoas que virão de outras cidades. Logo após a audiência o governador deu uma entrevista coletiva, onde conversou com toda a imprensa que ali se fazia presente. O governador ainda almoçou com prefeitos de toda a região, deputados, vereadores e secretários, logo em seguida voltou para a capital.
Escola Agrícola será reativada.
VAIAS E CARTAZES CONTRA O PREFEITO MARCAM O EVENTO
A visita do governador a um dos municípios mais afetados pelas enchentes dos últimas dias no Ceará não foi nada cordial. Um grupo de pessoas que se encontravam nas arquibancadas da Quadra Polivalente Radamés Lattari, “O Arrudinha”, resolveu protestar de forma pacífica contra a atual administração municipal. Com faixas e cartazes nas mãos, os manifestantes denunciaram o descaso pelo qual o município vem passando.
Sobre a situação em que se encontram Granja e outros municípios da região, que permanecem debaixo d’água, Cid Gomes disse que a situação do Estado ainda é de preocupação. “Nós temos muitos municípios debaixo d’água, mas a boa notícia é a de que o nível das águas está baixando, o que nos dá mais tranqüilidade na hora de agir”, disse o governador.
As reclamação dos manifestantes presentes no ginásio, entretanto, eram mais pontuais. Eles denunciaram desde as condições do transporte escolar, feitos na maioria dos casos em veículos não apropriados; a alta taxa de analfabetismo, segundo eles superior a 50%; ao salário pago aos secretários municipais, de R$ 5 mil.
Reportagem: Diário do Nordeste
Foto: Mário Jordany
CID REPREENDE ESMERINO POR QUERER USAR FUNDEB NO COMBATE AS ENCHENTES
Em tom de alerta, o governador deu um puxão de orelha nos prefeitos que ventilam usar o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e recursos de destinação específica. A reprimenda destinou-se principalmente ao prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSDB), ao lado dele na mesa, que disse ontem (e na semana passada) que iria lançar mão dos recursos do Fundeb para supostamente empregar no trabalho de socorro às vítimas das enchentes do rio Coreaú. “Não posso deixar a população à mercê disso”, avisou Esmerino.
“Usar recursos do Fundeb para outras finalidades que não sejam vinculadas à educação, isso incorre num risco gravíssimo. O meu conselho a você (Esmerino) e a quem mais tem dúvida é de que não façam. Sob pena de problemas graves tanto no Tribunal de Contas dos Municípios e da União”, recomendou. Após ter transformado simbolicamente Granja na capital do Ceará, Cid despachou por mais três horas no quente ginásio Arrudinha. Fez um sol forte enquanto Cid assinava convênios, premiava esportistas, condecorava professores e respondia perguntas da população, de secretários municipais e prefeitos sobre defesa civil e recursos hídricos.
Reportagem: Jornal o Povo
Foto: Mário Jordany
Cid em Granja
Hoje o governador do estado Cid Gomes volta a Granja, mas dessa vez vem com todo seu secretariado.
A qualquer momento voltamos com mais informações.
A realidade dos desabrigados
Fotos que mostram a realidade das pessoas que perderam quase tudo nas enchentes em Granja, registros que foram feitos nos últimos dias em locais que abrigavam essas humildes pessoas.
O drama de quem perdeu tudo
Um sorriso para a foto, uma tristeza dentro do coração de quem perdeu tudo nas enchentes, uma dormida sem cobertor e um almoço sem pratos. Esse é o drama das famílias que foram desabrigadas pelo o aumento no nível do Rio Coreaú, ao receber água, mantimentos e roupas as pessoas vibram de alegria, alegria que é expressa no brilho dos olhos.
DEPUTADO FLAMENGUISTA É BARRADO PELA TORCIDA, MAS ACABA ENTRANDO ESCONDIDO
Princípio de tumulto foi registrado agora há pouco nos portões de entrada do estádio Presidente Vargas, onde o time do Flamengo treina. Muitos torcedores fazem protesto, pois querem assistir ao treino da equipe carioca e a Guarda Municipal está barrando.
Uma cena inusitada: o deputado estadual Gony Arruda (PSDB), que é dirigente também do Flamengo, chegou a ser impedido pelos torcedores de entrar no estádio.
Gony teve que driblar por um outro portão os torcedores para assistir ao treino.
Quem circula à vontade no "PV" - há mais de um ano interditado pela Prefeitura, é o secretário municipal do Esporte, Roberto Gomes.
DETALHE - A diretoria do Flamengo informou que nada tem a ver com a proibição de torcedores em seu treino desta terça-feira. A decisão foi exclusiva do secretário Roberto Gomes.
Fonte: Blog Eliomar de Lima
Granja é reconhecida nacionalmente
O estado de calamidade do município fez com que a cidade de Granja ficasse conhecida nacionalmente. Uma matéria foi exibida no Jornal Nacional mostrando a situação que a cidade se encontra.
Creative Construções faz gesto de solidariedade e ajuda população desabrigada
Creative Construções só hoje na parte da tarde já entregou mais de 100 pacotes da solidariedade, dentro vai um kg de cada alimento mais necessário no dia a dia das pessoas, e não vai para por aqui, continuaremos doando alimentos para a população atingida pelas enchentes. Quem tiver o interesse em colaborar doando alimentos não perecíveis é só se dirigir até a COPERCO, na Rua 13 de Maio, enfrente a praça da liberdade em Granja. Participe da campanha, ajude quem precisa!
Creative Construções também ajuda os desabrigados.
E em Camocim o ponto de coleta é no Supermercado Rainha!
Matéria sobre as enchentes!
Mais de cinco mil desabrigados, centenas de famílias sem ter onde morar, casas arrastadas, outras interditadas, doenças que se desenvolvem no período chuvoso prontas para entrar em ação. É a batalha desigual entre a natureza e o ser humano. Desde 1974 Granja não sentia tanto o peso de um inverno. No último final de semana as águas do Rio Coreaú não respeitaram divisas, ultrapassando todas as barreiras construídas pelo homem e avançando sem trégua rumo à população. Veja na reportagem abaixo, cenas da enchente, o posicionamento do corpo de Bombeiros e a palavra do Secretário de Gestão de Granja, Jander Filho.
Reportagem feita por Camocim Online
Imagens e Edição: Tadeu Nogueira
Entrevista do Gestor Jander Filho
Hoje, ao final da tarde, o Secretário de Gestão da Granja, Jander Filho(Jandinha), em entrevista à Rádio FM Verdade, diz que Granja está com 5 distritos isolados por causa das chuvas, alguns, como Ubatuba, sem água, energia e telefone. E que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e prefeitura estão prestando socorro as vítimas tanto na sede com na zona rural, sendo a zona rural mais complicado pois as estradas estão todas interditadas. Jandinha acalmou a população, assegurando que não há possibilidade da abertura das comportas de açude algum da Bacia do Coreaú, e que o enchente do Rio Coreaú é devido as chuvas do leito do rio.
Fonte: Blog Granja Ceará
O momento é de união.
Toda a Granja está unida nesse momento, queria aqui parabenizar a ação do Pe. Luciano que está muito esforçado arrecadando alimentos, roupas e outros, da maçonaria que está fornecendo alimentação para as pessoas que estão nos abrigos, o grupo espírita Chico Xavier que também está colaborando, a Polícia Militar e o CONTAM que hoje fez uma campanha em Camocim e conseguiram arrecadar dois carros cheios de alimentos.
PS.: Segundo informações que recebi, me parece que o CDL de Tianguá fez uma campanha junto à diocese e conseguiram arrecadar muitos alimentos que serão destinados as vítimas das enchentes em Granja.
Ajude os Desabrigados
A comunidade católica da Granja/CE está recebendo alimentos, roupas, redes, lençóis para os desabrigados da enchente na cidade.
Ponto de coleta:
Igreja Matriz em Granja
Contato:
(88)3624 11 39
Doações em Camocim podem ser feita na Rua Rita Aguiar N° 169, Bairro Boa Esperança.
Entrevista com Cabo Fernandes do Corpo de Bombeiros de Sobral
Entrevista feita nas primeiras horas de domingo(03/05/2009), quando a equipe do Corpo de Bombeiros retirava famílias que estavam em áreas de risco no Bairro do Barrocão.
Chuvas em Granja (4)
Granja está em estado de calamidade por causa das chuvas. O nível do rio Coreaú esteve subindo de forma rápida de sábado (02/05) até ao meio-dia de domingo (03/05), se manteve o nível até por volta das 16:00h mas Granja recebeu fortes e demoradas chuvas logo no início da noite de domingo e o nível do rio volta a subir.
Atualizações:
(22h12m – 03/05/2009) Na Rua Maestro Ciro Ciarlene já se usam canoas para retirar objetos de casas atingidas.
Por: F Cesar News