Seduc avalia ensino público estadual

Em Fortaleza, não houve envolvimento das escolas municipais. No Interior, a expectativa era que 105 municípios participassem, nesta segunda-feira (24),  das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

A iniciativa foi da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) que deu início, durante esta segunda (24), à aplicação do Spaece, que pelo segundo ano consecutivo avalia as crianças do 2° ano, além das de 5ª e 9ª séries do Ensino Fundamental.

No entanto, os alunos de 5ª e 9ª séries do Ensino Fundamental já vêm sendo avaliadas desde 1996, quando os Estados do Ceará e Minas Gerais saíram na frente em todo o País, para avaliar alunos e professores da rede pública, inclusive de Ensino Médio, no aprendizado de Matemática e Português.

Para a titular da Seduc, Izolda Cela, não se trata de mais uma avaliação, a exemplo do que acontece com Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Izolda, trata-se de uma averiguação particular do governo do Estado, em que tanto o Estado procura verificar o que se tem alterado no aprendizado entre as crianças do 2°
ano, levando em conta o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que é uma prioridade para o Ministério da Educação, quanto de outras séries dos Ensino Fundamental e Médio.

Nessa avaliação, conforme a secretária, é o próprio Estado que mantém o controle de onde há falhas para serem corrigidas e onde se deve prestar um maior apoio, a partir de políticas públicas específicas para cada município.

Izolda Cela nega que se trata de mais uma pesquisa, em que o diagnóstico pouco representa em resultados práticos. Ela afirma que nenhuma dessas campanhas tem sido inconseqüente e voltada para aumentar ainda mais a rejeição com o ensino público. “Pelo contrário, são exames que se complementam e que, pela sua transparência, somente revelam uma realidade que pode e deve ser mudada”, disse a titular da Seduc.

 

Fonte: Verdesmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário